quinta-feira, 29 de abril de 2010

Tempos Modernos



Acho justo compartilhar com vocês uma das cenas mais importantes da história do cinema.
Esta cena do filme "Temos Modernos" de Charles Chaplin é a primeira vez que o gênio se utilizou do som em um dos seus filmes. Primeira vez que se ouviu a voz dele no cinema.
Reparem na ironia. Ele achava, inicialmente, que o som só avacalhou os filmes. Até porque todos queriam se utilizar deste recurso sem saber como.
O primeiro filme com som foi "The Jazz Singer" (1927) .Um fracasso total, mesmo sendo em grande parte mudo. O primeiro filme que utilizou o recurso sonoro corretamente foi "O Vampiro de Dusseldorf" (1931). A maneira como o assovio do assassino dirige a história é fundamental para toda a trama.
Mas voltando a cena, reparem a ironia ao cinema falado: "Sing!! Never mind the words.". Assim dito, Charlie canta palavras jogadas e em línguas aleatórias. Fora isso, vale reparar na melodia belíssima de autoria do próprio Chaplin, além da cena ser engraçadíssima, como de costume.
Deixo aí minha dica de filme. Um dos filmes de longa-metragem mais belos do diretor e ator, que não deve ser visto apenas com os olhos, mas com certeza com a alma.
Fico por aqui.

2 comentários: