quarta-feira, 26 de maio de 2010

Tonight: Franz Ferdinand

A banda escocesa Franz Ferdinand voltou pela terceira vez ao Rio de Janeiro para fazer a turnê de seu terceiro CD: “Tonight: Franz Ferdinand”. Os dois primeiros shows, em 2006, ocorreram no Circo Voador e na Fundição Progresso, respectivamente. Desta vez, no dia 19 de março, retornaram à Fundição Progresso. O local, apesar de ser muito quente, tem capacidade para 3000 pessoas e lotou.

Os cariocas do Moptop que abriram o show, apesar de escolhidos por voto popular, tocaram um setlist de músicas não muito famosas e que não animou a plateia, em polvorosa para a atração principal. Com aproximadamente duas horas de atraso (o show estava marcado para as 22 horas), Alex Kapranos, Robert Hardy, Nick McCarthy e Paul Thomson entraram no palco e mostraram que a espera valeu a pena.

A primeira música foi “Bite Hard”, do último CD. Uma escolha relativamente fraca, uma vez que é uma das mais pobres no quesito musical de todo o álbum. Mas tudo se resolveu ao tocarem em seguida a empolgante “The Dark of the Matinée” do primeiro CD (intitulado “Franz Ferdinand”), que levou os fãs ao delírio.

O show prosseguiu intercalando as músicas dos três CDs, não havendo nenhum predominante. Relembraram sucessos como: “Do You Want To”, “Tell her Tonight”, “Take Me Out” e “The Fallen”. Após exatamente 15 músicas, encerraram com “Outsiders” (uma música que deixa muito a desejar, diga-se de passagem), a banda deixou o palco.

Após cinco minutos de muita angústia, Kapranos voltou sozinho para o palco como se o show fosse recomeçar e cantou uma das canções mais – se não A mais – famosa: “Walk Away”. Os fãs não economizaram na voz. Daí em diante, o “novo” show fluiu. Nick McCarthy e Alex Kapranos, em sintonia, empolgavam o público, dançavam, subiam nos amplificadores, McCarthy inclusive escalou as duas torres de luz, levando o nível dos gritos ao extremo.

Kapranos ainda ganhou um “Parabéns a você”, já que no dia 20 completava 38 anos. E o show seguiu, a sintonia da banda com a platéia foi fundamental. O auge foi alcançado na penúltima música, “This Fire”, que os fãs pediam incessantemente. E para fechar com chave de ouro, a música lisérgica: “Lucid Dreams”, que teve duração de 15 minutos.

O sentimento que passou foi de que nem eles nem os fãs queriam deixar a Fundição Progresso. Após duas horas e meia no palco, os membros da banda foram saindo um a um. Quando tudo parecia ter acabado, os quatro voltaram com uma garrafa de champanhe brindando o aniversário de Alex, que se jogou na platéia levando os seguranças ao desespero. Nick não fez por menos e se jogou também.

Gritos, pulos, calor humano, foi o que marcou a noite. A espera de quatro anos por um novo show dos escoceses valeu mais do que a pena. Foi disparadamente o melhor show dos três. A banda se dedicou, a platéia cooperou, o setlist foi na medida certa. Agora só resta aos cariocas esperar ansiosamente a volta do Franz Ferdinand, mas com certeza o pensamento pós-show que ficou foi: Last night was wild.


Walk Away - Franz Ferdinand (Fundição): http://www.youtube.com/watch?v=yksVHt27-OQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário